Sopa Creme de Butternut Squash / Butternut Squash Cream Soup

Wednesday, October 10, 2012


Sopa Creme de Butternut Squash
6 porções - para 6


A receita aqui apresentada vem ligeiramente adaptada da original de legumes porque no mercado só encontrei esta versão de abóbora – que segundo a minha mãe é a abóbora-menina em Portugal. Contudo o resultado foi bastante agradável, com o seu travo algo adocicado.

Esta sopa, serve para relembrar os tempos de criança em que “odiava” sopa. Como muitas crianças à época, a sopa não era o meu prato preferido, daí que a minha mãe tinha esta solução: sopa creme de legumes. Esta mistura, toda triturada e acompanhada de pão (um cacete de preferência) era um regalo, desde que cumprisse a condição essencial de ser cor-de-laranja.

[Passados tantos anos, continuo a devorá-la da mesma forma – molhando o pão na sopa. Sim o cacetinho todo, demoro uns 15 minutos só para comer a sopa.]

ingredientes:
250 gramas de butternut squash
250 gramas de couve-flor
3 cenouras
2 batatas
1 cebola
1300 ml de água
2 c. chá de sal (não muito cheias)
2 c. sopa de azeite

Começar por descascar e descaroçar a abóbora (butternut squash), guardar a parte que não vai ser utilizada (podendo ser congelada) e cortar em pedaços os 250 gramas para a sopa. De seguida separar os ramos da couve-flor e os restantes legumes – cenouras, batatas e cebola – descascar e cortar em pedaços [lava-los todos bem em água].
Juntar todos os legumes – butternut squash, couve-flor, cenouras, batatas e cebola – numa panela com 1300 ml de água e temperada com sal. Deixar levantar fervura e depois cozer durante 30 minutos [até os legumes estarem tenros].
No final juntar o azeite e triturar com a varinha mágica até estar cremoso.
Pode-se adicionar algum cebolinho na hora de servir.

Butternut Squash Cream Soup
6 portions - serves 6

The recipe presented in here is slightly adapted from the original of vegetables because in the market I only found this type of pumpkin – that my mom says that in Portugal is “abóbora-menina”. However the result was amazing with a sweet taste.

This soup reminds me from my child days when I “hated” soup. As a lot of children at the time, soup was not my favourite dish so my mom always came with this solution: vegetables soup. This creamy mix with bread (French baguette) on the side was a real treat as long as fulfilled the essential condition of being orange.

[After so many years, I still like to eat it in the same way – dipping the bread into the soup. Yes, the whole baguette – it takes me like 15 minutes to eat the soup.]

ingredients:
250 g butternut squash
250 g cauliflower
3 carrots
2 potatoes
1 onion
1300 ml water
2 tsp. sea salt (not too full)
2 tbsp. extra virgin olive oil

Start by peeling and de-seeding the butternut squash, save the part that you are not going to use (may be frozen) and cut into chunks the 250 g for the soup.  Cut the cauliflower in little parts and peel and cut into chunks the rest of the vegetables – carrots, potatoes and onion [wash everything in water].
Then put all of the ingredients – butternut squash, cauliflower, carrots, potatoes and onion – in a large saucepan with 1300 ml of water with salt. Bring to the boil and simmer for 30 minutes [until the vegetables are soft].
At the end put the extra virgin olive oil and grind the soup with a hand blender until it is creamy and smooth (like a purée).
Before serving you can add some chopped chives on top.


You Might Also Like

6 comments

  1. Que bom aspeto! E eu adoro sopa!

    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado :)
      Eu também gosto muito, ao contrário de quando era criança! x)
      X

      Delete
  2. recentemente utilizei uma butternut que tinha cá em casa na sopa, mas como é terrível descascá-la e tinha em tempos visto o jamie oliver aproveitar a casca numa receita qualquer, pensei "porque não assá-la antes? quanto mais não seja, a casca sai mais facilmente". pesquisei na net e pelos vistos já muito mais gente tivera essa ideia. então assei os legumes todos e só depois os triturei para a sopa. não retirei a casca toda da abóbora e juntei agrião fresco. a sopa fica óptima com legumes assados, acho que já não quero outra coisa!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também já vi muitas receitas de sopa com Butternut assada, mas resolvi testar desta forma e o resultado agradou-me bastante.
      [não me custou nada tirar a casca, engraçado!]

      Os legumes todos assados? E resulta? Tenho de experimentar o quanto antes porque adorei a ideia!

      Delete
    2. esqueci-me de ver esta resposta, desculpa!
      sim, eu assei todos os legumes com sal, pimenta e azeite num tabuleiro no forno. coloco a receita daqui a dias no meu blogue, depois vês!
      para mim é um castigo tirar a casca a este tipo de abóbora, vem toda agarrada por ser pequena...

      Delete
    3. Ahh, então terei de experimentar! :)
      Sim coloca a receita no blogue para eu ver!

      Delete

Seguidores

Like us on Facebook

Flickr Images