Hambúrguer de Grão-de-bico / Chickpea Burger

Thursday, October 25, 2012

Hambúrguer de Grão-de-bico
para 3

Hoje (vá ontem) na mansão foi “fast food” no prato.

Há uns anos valentes em Barcelona provei falafels e fiquei fã, porém nunca me dei ao trabalho de pesquisar como seriam feitos. Assim sendo, há coisa de um mês descobri, para minha surpresa, que são feitos a partir do grão-de-bico, que eu não aprecio. Ora comecei à procura de receitas sobre esta especialidade originária do Médio-Oriente ou outras relacionadas com o grão-de-bico.

Encontrei duas que me agradam – Soufflé de Legumes nas receitas da minha avó e estes Hambúrgueres de Grão-de-bico. Fomos a votações na mansão e ganhou o hambúrguer claro está, mas ainda assim a roommate espanhola continuava desconsolada, porque vegetais não é com ela.

Inspirada nesta receita do site da BBC food, aqui fica a minha adaptação. 

ingredientes:
1 lata de grão-de-bico de 400 gr (escorrido 230 gr)
casca de 1 limão
sumo de meio limão
salsa q.b.
½ cebola roxa
1 c. de sopa de azeite
6 c. de sopa de farinha
1 c. de chá de sal
pimenta.

Começar por pôr num processador de cozinha, o grão-de-bico, com a casca e sumo de limão, a salsa, a cebola, o azeite e os temperos. Deixar triturar até ter uma pasta relativamente homogénea (não precisa de estar completamente triturado, porque não é suposto ser um big mac do McDonald’s). 
Quando estiver pronto, juntar numa taça com a farinha e ir moldando com as mãos até ter a forma redonda desejada.
Deixar repousar 10 minutos no frigorífico, como na receita original e posteriormente cozinhar numa frigideira untada com azeite em lume médio/forte cerca de 4 minutos de cada lado.

Servir num pão com folhas de alface, cebola e tomate as rodelas e acompanhado de batatas fritas.

[A espanhola adorou, diz que são preciosos e já pediu para fazer de novo!]
Chickpea Burger
serves 3 

Today at the mansion was “fast food” on a plate.

Years ago I tried falafels in Barcelona and I got addicted but I never knew what they are made from. So, when a month ago I found out that they are made from Chickpeas, it was a really big surprise because I do not appreciate them. Therefore I started searching for recipes about this Middle East speciality or other ones related to Chickpea.

I found two recipes that catch my eye – Vegetables Soufflé on my grandmother’s recipe book and this Chickpeas burger. At home, my roommates decided that they wanted the Chickpeas Burger even so the Spanish roommate was still not happy about it because she does not like vegetables.

Inspired in this recipe from BBC food site, here it is my version. 

ingredients:
400g can chickpeas (230g drained)
zest of 1 lemon
juice of ½ lemon
fresh parsley
½ red onion
1 tbsp. olive oil
6 tbsp. flour
1 tsp. salt
freshly ground pepper

Start by put the chickpeas with the lemon zest, the lemon juice, the fresh parsley, the onion, the olive oil and the seasoning on a food processor. Grind until you have a homogenous paste (not too much because we are not looking for a McDonald’s big mac).
When ready, scrape into a bowl and mix with the flour and shaping with your hands and form a burger. Chill for 10 minutes, as in the original recipe and then cook in frying pan greased with olive oil over a medium/strong heat for 4 minutes each side.

To serve, put in a bun some lettuce leaves, tomato slices, onion slices, the burger on top and some French fries on the side.

[The Spanhish girl love them, she says that they are preciosos!]
 
Prémio Liebster
  

Alguns dias atrás recebi o prémio Liebster pela autora do blogue MJ with love, que
se presenteia a blogues com menos de 200 seguidores e pretende premiar a amabilidade, gentileza, beleza, simpatia do blogue (e blogger) bem como dar-lhe as boas vindas. Ainda não tinha tido a oportunidade de agradecer, mas um muito obrigado MJ.

Esta a parte em que deveria escolher 11 blogues com menos de 200 seguidores para atribuir o prémio mas como não sei quais premiar fico apenas agradecido com a generosidade!

Tenho porém que responder ao desafio, que consta em listar as 11 coisas simples que me fazem terrivelmente feliz, ora aqui vai:

1. culinária portuguesa (que novidade, hein!)
2. amigos (mesmo quando longe)
3. café e cafés (bebida e locais de convívio)
4. livros
5. cadernos de recuerdos (um novo, para cada local que visito)
6. fotografia (se for de filme e máquinas dos anos 50 tanto melhor)
7. viajar (para poder dar uso aos cadernos e às máquinas)
8. moda (mais no sentido do street style)
9. calor, praia e sol (nunca são em demasia)
10. política internacional
11. pormenores (na arquictectura, na culinária, na literatura...)
etc.

You Might Also Like

15 comments

  1. Muito bem! Bela lista!
    Em relação aos hamburguers, apesar do bom aspeto, não sei, eu não gosto nada de grão-de-bico, então não sei se iria gostar...

    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também não gosto, mas acredita que nem parece de grão-de-bico! :)
      X

      Delete
  2. também fiz falafel recentemente e fora o problema de terem "deslassado" ao fritar, ficaram óptimos. falta-te aí o tahini, ou pasta de sésamo. depois publico a receita também para compararmos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu não fiz nenhuma receita original, por isso devem faltar muitos ingredientes. Mas publica sim, que assim posso fazer :)

      Delete
  3. Encontrei hoje este blog e adorei :D As fotos têm todas óptimo aspecto (a pizza então fez-me salivar e tudo!) :D

    Eu adoro hambúrgueres de grão-de-bico e falafel :) Também faço de vez em quando cá para casa :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Joana, é bom saber que gostas! :)

      Eu foi a primeira vez que experimentei os hambúrgueres e fiquei fã! :)

      Delete
  4. Vou experimentar, eu adoro grão!
    Gostei muito do teu cantinho.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado! :)
      Experimenta sim e depois podes sempre comunicar o resultado! :)
      X

      Delete
  5. Como fã de grão, não posso deixar de experimentar esta receita.

    Fiz o bolo alemão e sim, ficou divinal. Pena levar tanto ovo, vai passar a ser um bolo para ocasiões raras senão levo as galinhas da minha avó à falência :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu cá não gosto (pelo menos não gostava) de grão, mas esta versão é muito boa. Experimenta mais uma receita! :)

      O Bolo Alemão tem esse problema, é só mesmo para ocasiões especiais. Se bem que com ovos caseiros ainda deve ser melhor! :)

      Delete
  6. Hmmmmmmmm, estes hambúrguers prometem!!
    Já tenho visto algumas receitas deste género e agora fiquei tentado..
    O aspecto é simplesmente delicioso. ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também tinha visto umas quantas e decidi arriscar! O resultado está à vista, à primeira tentativa ficaram logo bem! :)

      Delete
  7. Adoro hamburgers vegetarianos :)
    Com grão de bico fazem sempre sucesso! Até a espanhola adorou :)
    Preciosos! Eles e as fotos.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também gosto de comida vegetariana em geral, só que não dou muitas cartas nessa área!

      A espanhola ficou maravilhada ahah :)
      X

      Delete

Seguidores

Like us on Facebook

Flickr Images