chutney de tomate e sementes de nigella // tomato and fennel flower chutney

Wednesday, September 09, 2015

a aproximar-se o final de verão. tomates caseiros. figos caseiros. muitos doces. muitas compotas. e receitas, muitas receitas para pôr em prática. os chutneys estão de volta. preservar esta estação num frasco. e usar em tostas. com o melhor dos sabores portugueses. requeijão. orégãos secos de tavira. porque enquanto o final se aproxima, vamos vivendo estes momentos. tirando partido desta época.

the end of summer is almost here. homegrown tomatoes. homegrown figs. many jams. many compotes. and recipes, loads of recipes to put into practice. the chutneys are back. to preserve this season in a jar. and use it on toasts. with the best portuguese flavours. 'requeijão'. tavira's dried oregano. because the end is aproaching, we gotta live these moments. taking advantage of this season.

___

# i n s t a m e m o r y l a n e

Uma viagem no instagram. No meu instagram. É o desafio dos We Are Love Addicts, começado pelo We Blog You, em fazer uma exploração até à primeiríssima foto do instagram. Catalogando as primeiras fotos com as últimas, nesta rede social, fazendo um balanço de tudo o que mudou nestes dois anos em que por lá ando.

Quando criei a minha conta no instagram, já este blogue tinha quase um ano de existência, eu tinha um nokia 620 de capa amarela berrante e demorei a aceitar o conceito do instagram (fotos quadradas, filtros?! eu?! nem pensar!!) até que descobri contas bonitas e inspiradoras. Morri de amores e rendi-me. Mas já vivia também fora de Portugal há ano e meio, esse era o meu grande desafio há época e o meu cenário.

Cresci, mudei e tomei decisões 'radicais' desde o dia trinta de junho do ano dois mil e doze até hoje. Aquele 'City Hall' que estava vestido a rigor para o gaypride já não faz parte do meu quotidiano, aquele 'backyard' já não é o meu refúgio, o meu local de trabalho e estou de volta a Portugal. Porém o resto mantêm-se. A paixão analógica continua a crescer, assim como a colecção de máquinas fotográficas. Continuo a documentar os meus pequenos-almoços e o meu café da manhã. O Tiago contínua a ser a cobaia a experimentar os meus delírios culinários. A culinária continua a ser a minha paixão, no blogue e a rotina de a documentar no instagram não pára. É um instagram sobre comida, muita comida.

Assim sendo, desafio a três bloguers sobre temáticas diferentes e inspiradores ao mesmo desafio. A Inês do belíssimo Ananás e Hortelã, a Joana, que também voltou agora a Portugal, do Not in Cali e a amiga e ilustradora Cláudia do Shut Up Cláudia.

___

chutney de tomate e sementes de nigella
faz 2 frascos

não tinha a certeza do nome desta especiaria em português, vi várias referências, como, cominho preto, sementes de nigella, entre outros. também descobri este artigo, que explica os poderosos benefícios desta especiaria.

ingredientes:

1 kg tomates, cortados em cubos
500 gr açúcar castanho
1 c. chá pimenta preta, acabada moer
2 c. chá sal 
2 c. sopa azeite
5 dentes alho
300 ml vinagre vinho branco
1 c. chá sementes mostarda
1 c. chá sementes de nigella

Numa almofariz mistura a pimenta, o sal, o azeite e os dentes de alho e triturar. Levar uma panela ao lume forte com os tomates e adicionar o açúcar, a mistura de alho, o vinagre, as sementes de mostarda e as sementes de nigella. Deixar cozinhar em lume médio-forte, durante 30 a 45 minutos até atingir uma boa consistência.
Guardar em frascos e preservar no frigorífico (dura uns meses!).
Servir em tostas de pão rústico, com requeijão e orégãos secos.

tomato and fennel flower chutney
makes 2 jars

ingredients:

1 kg tomatoes, cut into cubes
500 g brown sugar
1 tsp. freshly ground black pepper
2 tsp. sea salt
2 tbsp. olive oil
5 garlic cloves
300 ml white wine vinegar
1 tsp. mustard seeds
1 tsp. fennel flower

On a mortar place the pepper, salt, olive oil, garlic cloves and grind. Bring a medium saucepan to high heat with tomatoes and add sugar, garlic mixture, vinegar, mustard seeds and fennel flower. Let it cook in medium-high heat for about 30 to 45 minutes until smooth.
Place in jars and keep in the refrigerator (will last for a few months!).
Serve with toasted rustic bread, 'requeijão' (like fresh ricotta cheese) and dried oregano.




You Might Also Like

7 comments

  1. ai ai ai!!! vou comer o computador!

    ReplyDelete
  2. Uma tentação! :-)

    ReplyDelete
  3. Top, top!! A experimentar com toda a certeza! Duas questões: tomate limpo de pele e sementes ou não? As sementes de nigella encontram-se em qualquer grande superfície?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,
      Eu faço com o tomate com pele e com sementes. Aproveito tudo, isso é o bom do chutney em relação ao doce de tomate. Quanto a encontrar sementes de nigella, eu não comprei em Portugal e estando há pouco tempo cá não tenho a certeza da disponibilidade das mesmas em grandes superfícies. Contudo penso que numa loja especializada será mais fácil encontrar. A outra opção são as lojas de 'online' aí terá de certeza.

      Obrigado :)

      Delete
    2. Grata pela resposta. Parabéns pelo Blog e pelo trabalho!

      Delete
  4. Nuno, começando pela tua conta do Instagram, não sigo desde o início mas passei a seguir assim que a encontrei e deixa-me dizer-te que adoro as tuas imagens inspiradoras, as tuas partilhas e as tuas receitas deliciosas. Quanto e este chutney, palavras para quê?! Apresentas-nos o verão, doce, em deliciosos e irresistíveis frasquinhos que tão bem fazem de complemento a receitas salgadas. Adorei a receita e a apresentação. :)
    Um abraço.

    ReplyDelete
  5. Nuno, sempre inspirador.
    Gosto sempre de por cá passar, sinto paz e sinto vontade de provar e petiscar o que por aqui aparece dentro de uma luz tão bonita.
    Agora é mesmo altura de chutneys e compotas, ando a ver se os figos duram mais para ter tempo de os guardar assim como os tomates (todos os dias há ainda saladas com eles!).
    Adoro o teu instagram, que não sigo do início porque só tenho o meu há um ano, mas gosto muito de ver o que por lá partilhas, as tuas white mornings e as mesas sempre bonitas.
    Obrigada pelo desafio, se tiver tempo partilho as minhas memórias deste ano pelo instagram.
    Um beijinho.

    ReplyDelete

Seguidores

Like us on Facebook

Flickr Images